A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e deve beneficiar mais de 220 mil estudantes. Nesta primeira etapa os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.
Ao todo, serão beneficiadas 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado. De acordo com a coordenadora de etapas do Novo Ensino Médio, Elenice Nery, o trabalho da equipe está sendo formar os profissionais da educação.
“Iniciamos esse trabalho de formações em parceria com a Fundação Telefônica Vivo ainda nos últimos meses de 2021. Foram beneficiados mais de 500 professores e a meta é iniciar em breve novos momentos e ter uma constante capacitação com as temáticas relacionadas”, explicou.
Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formatos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.
“Esse processo de implementação concluirá em 2024 e em 2025 é que nós teremos todos os estudantes já com o novo currículo”, disse Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc. Ela ainda explica que no “Piauí, diferente de alguns estados, acontecerá um processo de implementação intermediário onde todos os estudantes da 1° série do ensino médio estarão de posse desse currículo e 2° e 3° séries, em suas respectivas etapas e modalidades, terão contato com contato com as eletivas e Projeto de Vida”.