Para os usuários que procuram os serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) que ainda estão com dificuldades ou apresentam inconstâncias em seus dados, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), junto ao Detran disponibilizam o email suporte@detran.pi.gov.br para devidas correções.
A ação foi definida em reunião na última quarta-feira, 12, com gestores da ATI, Detran e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e representantes do Sindicato dos Lojistas do Estado do Piauí e setor de despachantes que estiveram tratando de casos específicos e genéricos de atendimento no Detran, como por exemplo, nos serviços referentes ao de transferências de veículos e vistoria.
O novo sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) foi implementado para a melhoria da prestação de serviço, algumas intercorrências ocorreram durante esse percurso como a constatação de necessidade de ajustes para adequação na prática, além de diversos ataques de hackers que causaram lentidão nos processos.
“Todos constatamos da necessidade da mudança do sistema anterior para o sistema atual que é mais célere e a gente agiu para poder atender essa necessidade com a implantação desse novo sistema, foi uma ação planejada, mas como todo grande sistema de um legado que tem mais de 30 anos, geram inconsistência que são normais nos primeiros dias. A nossa equipe juntamente com ATI e Sefaz, estão trabalhando para resolver o quanto antes todas essas inconsistências”, ressaltou o diretor-geral do Detran, Garcias Guedes.
No Detran estão sendo realizados os serviços de primeiro emplacamento, transferência, comunicação de venda em cartório, vistoria e emissão de algumas taxas referentes a veículos.
“Estamos fazendo esse esforço concentrado juntamente com a Sefaz, Detran e ATI, com toda a equipe técnica para a gente desatar os últimos gargalos que surgiram nessa implantação do novo sistema e para que a gente possa ser referência inclusive em pouco tempo em atendimento ao cidadão no caso Detran”, disse o diretor-geral da ATI, Antônio Torres.
O sistema do Registro Nacional de Habilitação (Renach) não sofreu alteração e serviços como renovação, 2ª via de CNH, autoescolas, provas práticas e teóricas, exames médicos e psicológicos funcionam normalmente.