O município de Brasileira realizou sua 1ª Conferência Municipal de Juventude, na última quinta-feira (13). O evento ocorreu na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e reuniu cerca de 40 jovens.

Dentre os eixos discutidos durante o evento estão: emancipação juvenil, bem-estar juvenil, desenvolvimento da cidadania e organização juvenil, apoio à criatividade juvenil e equidade de oportunidade para jovens em situação de exclusão.

A prefeita de Brasileira, Carmen Gean, avalia que o município é pequeno e que não há muitas oportunidades de emprego para a juventude, o que faz com que muitos jovens deixem Brasileira e procurem melhores condições de trabalho em cidades maiores.

“A 1ª Conferência Municipal de Juventude de Brasileira é um evento muito importante porque é nele que iremos realizar o diagnóstico da realidade da juventude do nosso município, assim como os desafios e os problemas enfrentados pelos jovens. Esperamos que esse espaço de discussão, em que sociedade civil organizada e o poder público debatem essas questões, suscite projetos e ações na forma de um Plano Municipal de Juventude e, futuramente, políticas públicas direcionadas aos jovens”, disse a gestora.

O coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, disse que as conferências municipais, assim como a etapa estadual, prevista para maio, evidenciam o jovem como agente transformador e fator de desenvolvimento de seu município. “Agradecemos à prefeitura e aos jovens de Brasileira que abraçaram esse evento e apresentaram as propostas. O próximo passo, agora, é aprovar o Plano Municipal de Juventude na Câmara Municipal”, afirmou o coordenador.

A 4ª Conferência Estadual de Juventude reunirá delegados de cerca de 70% dos municípios piauienses na tarefa de construir o novo Plano Estadual de Juventude.

Fonte: Com informações de Nathalia Soares