Um dos segmentos mais afetados com a pandemia da Covid-19 foi o artístico. Depois de dois anos, o setor se prepara para retomar suas atividades, considerando o ritmo de vacinação e protocolos sanitários no Piauí. Neste contexto, o Centro de Convenções é um marco para arte e cultura, que se consolidará como um complexo multiuso para fomentar essa expressão no Piauí. O equipamento, agora gerido através de uma parceria público privada, segue na contramão da onda de fechamentos de casas de eventos nesse período tão difícil para a lucratividade do setor devido à crise sanitária e econômica e queda de investimento nas artes cênicas e espetáculos culturais no Brasil.
O mais tradicional espaço cultural do Estado é o Theatro 4 de Setembro, com 600 lugares e recursos de som e iluminação próprios para apresentações teatrais adulto e infantil, de dança e de humor. O 4 de Setembro está integrado ao Club dos Diários, configurando um verdadeiro Complexo para a arte e para a cultura piauiense. O Complexo Club dos Diários dispõe de espaço para exposição no salão principal, cineteatro com 130 lugares, sala para oficina de pintura e cerâmica e sala para um centro de documentação. Ao todo, a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) cuida de 23 espaços diversos para expressão de artes e cultura por todo o Piauí.
No Centro de Convenções, a PPP viabilizou equipamentos de refrigeração de ambientes e de iluminação mais modernos em todos os espaços. O sistema de iluminação será LED, que proporcionará mais economia de energia, menor incidência de calor, sustentabilidade com maior tempo de vida útil e diminuição de descarte de resíduos. No Teatro, a concessionária investiu na acústica do palco principal, que vai elevar a qualidade dos espetáculos no ambiente. A acústica é um aspecto técnico essencial para o sucesso de eventos, especialmente shows, pois uma boa acústica permite que o som chegue com clareza a todos os presentes no espaço, sem barulhos externos que atrapalhem a apresentação.
O Centro de Convenções de Teresina se destaca por sua infraestrutura moderna, seus espaços versáteis e sua localização privilegiada. O complexo conta com áreas multiuso individualizadas e modulares para atender a todos os tipos de eventos: feiras, exposições, convenções, congressos, formaturas, shows e muito mais. A concessionária vai oferecer ainda serviços de construção e montagem de elementos cenográficos para personalização do seu evento, além da operação das estruturas necessárias para todo tipo de espetáculo. Iluminação, guarda volumes, internet, telefonia e pontos de recarga, segurança e limpeza também são alguns dos serviços ofertados.
Além do teatro, o Centro de Convenções terá mais quatro espaços onde o público poderá participar de diversos eventos simultaneamente. Só o pavilhão térreo conta com 1.470m² e capacidade para 2.200 pessoas, e as demais áreas incluem o salão nobre com 530m² e capacidade para 700 pessoas, auditório que comporta até 240 pessoas e o restaurante com 660m² e capacidade para 400 pessoas.
A reabertura acontece oficialmente no dia 12 de março, com um show do cantor Geraldo Azevedo. Além disso, já foi assinado o primeiro contrato de um evento a ser realizado através da parceria público-privada (PPP): o espaço recebe nos dias 27 a 29 de abril a Exponor, uma grande feira de fornecedores de supermercados. A Exposição Nordeste do Piauí (Exponor-PI), evento organizado pela Associação Piauiense dos Supermercados (Apisu), vai reunir grandes marcas e ocupará os dois maiores espaços do Centro de Convenções de Teresina, no piso térreo e superior.