A defensora pública Daisy dos Santos Marques, titular da 1ª Defensoria Pública de Campo Maior, realizou na sexta-feira, 21 de janeiro, atendimento presencial na unidade prisional José de Arimatéia Barbosa Leite, unidade localizada no município de Campo Maior, distante 84 km de Teresina.
Segundo Daisy Marques, a retomada dos atendimentos na modalidade presencial tem como objetivo averiguar as demandas dos assistidos que se encontram na unidade prisional, bem como atualizar os mesmos acerca da sua situação processual e das medidas já adotadas pela Defensoria Pública na assistência jurídica prestada.
Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, as visitas realizadas no ano de 2021 foram executadas, em sua grande maioria, no formato virtual. A defensora pública destaca, entretanto, que a situação gerada pela pandemia é excepcional, de modo que o atendimento presencial, obedecidas as normas sanitárias, “ainda é a forma mais adequada para a Instituição estar continuamente verificando o cumprimento da Lei de Execução Penal, pois permite acompanhar a rotina do sistema prisional e garante o acesso do assistido à defensora ou ao defensor público”, disse Daisy Marques.
“Começamos nossos atendimentos presenciais em penitenciária para o ano de 2022. Um importante momento de efetiva garantia de acesso dos assistidos a seus direitos. Em 2021 fizemos mais atendimentos virtuais por conta da pandemia, mas demos seguimento à criteriosa análise da situação processual de nossos assistidos em gabinete. Que em 2022 a pandemia recue e possamos finalmente normalizar nossas idas ao sistema prisional!”, ressalta a defensora pública Daisy Marques.