O agente territorial da região Entre Rios, Karol Jefessom, representou a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) na reunião da Associação dos Prefeitos da Microrregião do Médio Parnaíba (Ampar) e setoriais do Governo Estado para alinhamento do processo de implantação do Serviço de Inspeção Territorial e Implantação de Bancos Comunitários, realizada no município de Água Branca, na sexta-feira (29).
Dentre as pautas, foi discutida a necessidade de criação do banco comunitário no Entre Rios. A instituição terá como objetivo promover o desenvolvimento do território por meio do fomento à criação de redes locais de produção e consumo, apoiando as iniciativas da economia popular e solidária em diversos âmbitos, como de pequenos empreendimentos produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização e o vasto campo das pequenas economias populares, tendo por base os princípios da economia solidária, seguindo o exemplo do Banco Comunitário dos Cocais, localizado em São João do Arraial, com a criação da moeda social Cocais.
Outro tema relevante foi a implantação do Selo de Inspeção Territorial no Entre Rios. A medida vai garantir a comercialização de produtos de origem animal e vegetal com fiscalização da qualidade e das condições necessárias de higiene para o consumidor.
Entre os gestores, participaram da reunião o prefeito de Lagoa do Piauí, Antônio Neto; o presidente da APPM-PI e prefeito de Água Branca, Jonas Moura; o prefeito de Miguel Leão, Robertinho; o prefeito de Lagoinha, Dr. Alcione; o prefeito de Olho D’água do Piauí, Antônio Francisco; a prefeita de Angical, Neta Santos; o prefeito de Amarante, Diego Teixeira; o prefeito de Santo Antônio dos Milagres, Adalberto Filho; prefeito de União, Paulo Henrique; o prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues; o prefeito de São Félix, Jailson Pio; o prefeito de Barro Duro, Deusdete Lopes; e o presidente do Emater-PI, Francisco Guedes.