Os colaboradores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) participam, nesta semana, de uma dinâmica para debater sobre: “Saúde Mental Vale Ouro, Como Anda a Sua?”. Entre os temas tratados estão: a diferença entre tristeza e depressão e gerenciamento de estresse.

A ação será realizada em todos os setores da empresa, sendo que, nesta sexta-feira (27), será a vez dos empregados da Diretoria de Gestão de Pessoas e setor jurídico. O trabalho está sendo realizado pela psicóloga da empresa, Rita Batista. O objetivo da ação é conversar e instigar os funcionários a falar sobre o que entendem e quais os cuidados estão tendo com o campo emocional.

Segundo a diretora-presidente da Emgerpi, Álina Menezes, “a campanha Janeiro Branco visa chamar a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental. Então, todas as ações que incentivam os cuidados que as pessoas devem ter com a sua saúde emocional é válida, pois quando a mente vai bem tudo flui melhor, seja na vida pessoal ou profissional”, explicou a gestora.

Segundo a terapeuta da Emgerpi, “sem saúde mental não existe saúde física. Nesta ação falaremos das questões que comprometem a saúde mental e o que precisamos fazer para não deixar de cuidar e olhar para nossa saúde mental. Aqui o intuito é dar dicas e despertar os trabalhadores a cuidarem mais do lado emocional. A resposta é sempre muito positiva quando as empresas se propõem a cuidar também desse campo da saúde”, falou Rita Batista.

Para a coordenadora de patrimônio imobiliário, Cláudia Sinare, “é importante cuidar da nossa saúde mental, pois convivemos em coletivo. Então, se eu não estou bem certamente não vou ficar bem com os outros. Por conta da correria do dia dia  muitas pessoas não prestam atenção nos sinais”.

“Estou trabalhando para saber lidar como meu estresse, pois descobri que isso não é uma característica ou algo meu, mas ainda não sei gerenciar ele. A terapia é a forma paliativa que tem funcionado para mim”, disse a assistente judicial da Emgerpi, Amanda Barros.

“É preciso ter cuidado consigo mesmo, em todos os sentidos, inclusive com o lado emocional e espiritual, sendo que este último faz parte do controle das nossas emoções e vida. Acredito que esse lado também nos ajuda a superar dificuldades”, analisa o coordenador do setor de Transporte da empresa, Germano Lima.