O governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (04), da solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi) para o aperfeiçoamento profissional dos alunos da referida instituição e o fortalecimento da extensão rural no Estado. O objetivo é levar melhor qualidade de ações técnicas aos produtores da agricultura familiar, por meio da disponibilização de vagas extensionistas nos escritórios estadual e regionais do Emater. De modo que os alunos do Ifpi serão qualificados para dar assistência à agricultura familiar.
“O Ifpi possui 21 unidades por todo o Estado e destas dez apresentam cursos ligados à agricultura. Nossa intenção é casar a parte teórica com a prática. Vamos disponibilizar mão de obra qualificada para o Emater, na qual será feito a extensão rural, principalmente na agricultura familiar. Os alunos receberão uma bolsa, de maneira que todos os escritórios do Emater instalados nesses dez municípios terão esses alunos qualificados para dar assistência à agricultura familiar. Do ponto de vista do Ifpi, o impacto é enorme e para a agricultura familiar mais ainda, pois terão assistência com todas as inovações que são trabalhadas com a ciência dentro da academia”, explica o reitor do Ifpi, Paulo Borges.
A princípio serão quatro ou cinco vagas por campus, ou seja, cerca de 50 a 60 bolsistas. Municípios como Cocal, Campo Maior, Oeiras, Valença, Pio IX, Paulistana e São João do Piauí serão beneficiados com o acordo. “A parceria irá gerar muitos frutos a serem colhidos no futuro. Ela vem para engrandecer o aprendizado e levar mais qualidade de vida ao homem do campo, pois eles serão beneficiados, tanto com a assistência técnica do Emater como com a desses jovens – que estão entrando no mercado de trabalho em busca de mais conhecimento e de fazer mais ações em prol do desenvolvimento da agricultura familiar do Piauí”, pontuou o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira.
Os próximos passos ficam a cargo do Ifpi, que fará a seleção dos alunos e encaminhará para as regionais e sede estadual do Emater. A partir daí, o órgão irá direcionar os tipos de ações e projetos que serão executados, acompanhados pelos técnicos. “É uma importante parceria para que estudantes possam, em dez regiões do Estado, ter a rede do Emater para o aprendizado prático, que por consequência auxiliará os agricultores familiares. A parceria também proporciona mais investimentos ao Emater para a agricultura familiar e para a estruturação dos escritórios do Instituto”, afirmou o governador Wellington Dias.