As equipes técnicas compostas por engenheiros, topógrafos e cadastradores do Instituto de Terras do Piauí – Interpi deram início ao trabalho de campo para regularização fundiária em assentamentos estaduais dos munícipios Batalha, Sigefredo Pachêco, Porto, Bom Jesus e Itaueira. As atividades das equipes tiveram início nesta segunda-feira, 14, e estão sendo atendidos cerca de 12 comunidades (veja lista abaixo).
Asentamentos Estaduais Lagoa da Roça e São Raimundo – Batalha
Asentamento Estadual Barrocas – Sigefredo Pachêco
Asentamento Estadual Lagoa do Campo Largo – Porto
Asentamento Estadual Viana – Bom Jesus
Asentamentos Estaduais CARPINA/RESFRIADO/SAPE/GENIPAPINO/COROATÁ/CARAIBAS – Itaueira
Para fins de regularização fundiária na modalidade doação de terras feita pelo Estado e posterior entrega de títulos definitivos de propridade de terras para as famílias de pequenos agricultores dos assentamentos, estão sendo realizados trabalho de georreferenciamento, com a medição da poligonal, das quadras e a medição de cada lote, além do cadastramento das famílias.
Para que a comunidade tivesse conhecimento de todas as etapas e ações que serão executadas pelas equipes técnicas, os agentes públicos do Interpi fazem reunião de apresentação do trabalho para cada comunidade atendida.
O diretor de Operações do Interpi (DIOPE), Ranniery Tardelle, vem acompanhando os trabalhos das equipes, e informa que nos próximos dias mais outras equipes deverão trablahar em mais municípios, como Redenção do Gurguéia, Uruçui, Currais, Sebastião Leal e Barras, dentre outros.
Após a conclusão de todo o trabalho técnico de campo, o Interpi poderá concluir o processo de regularização fundiária para a titularização das famílias de pequenos agricultores rurais.