O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza Mutirão de Atendimento para prevenção do Câncer de Pênis. Segundo o médico urologista, Alesse Ribeiro, os pacientes que apresentarem alguma lesão no pênis devem comparecer ao Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde, no dia 25 de fevereiro, das 7h às 17h, para serem avaliados e encaminhados para tratamento. Serão ofertadas 50 consultas.
A iniciativa faz parte de uma ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Urologia, que elegeu o mês de fevereiro para realizar a campanha de prevenção. O HGV participará realizando palestra com o objetivo de esclarecer sobre a doença e com a oferta de consultas ambulatoriais. Para participar é preciso comparecer ao Ambulatório e levar a Carteira de Identidade (RG) e o Cartão do SUS.
Segundo Alesse Ribeiro, o câncer de pênis tem prevalência principalmente no Norte e Nordeste e impacta muito na qualidade de vida dos pacientes, “pois muitas vezes durante o tratamento são necessárias cirurgias mutilantes como amputação do órgão. Os principais fatores de risco são a inflamação crônica no pênis, fimose, o fumo e a infecção pelo HPV”, explica o médico.