Foi realizada, no último final de semana, a 1ª Conferência Municipal de Barreiras do Piauí, que reuniu quase 200 jovens. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Barreiras do Piauí, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, com a cooperação da Comissão Organizadora Estadual da 4ª Conferência Estadual de Juventude e da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv).
Dentre as pautas em debate, quatro grupos temáticos foram criados: bem-estar juvenil, desenvolvimento de cidadania e organização juvenil, apoio à criatividade juvenil e equidade de oportunidade para jovens em condições de exclusão. A conferência ocorreu na Escola Daniel e, além da conferência magna, dos grupos de discussão e da eleição dos delegados, o encontro contou com concursos culturais em sua programação.
“Nos grupos de discussão, a proposta que emergiu como prioritária para os jovens foi a criação de uma Casa da Juventude em Barreiras, além da própria necessidade desse tipo de debate sobre a pauta juvenil que a conferência traz”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barreiras do Piauí, Robson Abreu.
De acordo com o gestor, os jovens do município querem a disponibilização de atividades como capoeira, cursos de teatro, violão, musicalização e artesanato. Abreu salienta que a ampla participação juvenil – eram esperados 50 jovens para o evento e quase 200 marcaram presença – é um indicador da importância que a pauta da juventude adquire para o município e que isso pode ser muito positivo para o município a longo prazo.
A conferência é um evento consultivo e propositivo. Dela deve sair o Plano Municipal de Juventude e, também, propostas para o Plano Estadual de Juventude, que entrarão em votação durante a 4ª Conferência Estadual de Juventude.