Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, celebrado no dia 18 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), promoveu, nessa quinta-feira (24), uma palestra para reeducandos da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, sobre combate e conscientização do uso de drogas.
De acordo com a coordenadora de psicologia da Sejus, Emanuele Leal, ao longo do mês, serão realizadas atividades nas unidades penais com o intuito de conscientizar a população carcerária sobre os malefícios da dependência química.
“Nós temos uma parcela muito grande de internos que estão no sistema prisional reclusos por conta da dependência química. Então, estas ações são muito importantes para que eles saibam que aqui dentro da penitenciária existe uma equipe de psiquiatras e psicólogos que darão todo o suporte para o tratamento desses reeducandos”, disse.
A atividade contou com a participação do advogado, terapeuta em dependência e membro de políticas públicas sobre drogas da OAB-PI, Frederico Burlamaqui. O palestrante é ex-dependente químico e ressaltou a importância destas ações dentro das unidades penais.
“É uma satisfação ser convidado para este tipo de evento, porque nós sabemos que os internos não têm uma visão positiva da sociedade sobre eles. Então, fui convidado para passar para eles um pouco das minhas vivências em relação à dependência química. É de grande importância que estas ações aconteçam, até para que eles saibam que não estão sozinhos e que existe esse suporte.”, finalizou.