Professores e alunos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizam o II Fórum de Inovações Tecnológicas Sustentáveis, no Parque de Exposições Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, de 2 a 8 de dezembro. No evento, a programação conta com mostra de programas que estão alterando a forma de utilizar a agricultura e pecuária, como por exemplo o Sisteminha Embrapa, baseado em um tanque de piscicultura construído artesanalmente, e Agricultura Biossalina, o uso de águas salobras e salinas por meio da dessalinização ou de práticas culturais que minimizem o efeito da salinidade acumulada. Além disso, outra temática abordada está relacionada com inovações para nutrição em melhoramento genético, como por exemplo alternativas alimentares utilizadas na dieta de vacas.

 

 

Docentes e discentes da área de Ciências Agrárias participam do evento

Docentes e discentes da área de Ciências Agrárias participam do evento

O professor do curso de Zootecnica da universidade, Mérik Rocha ministrará nesta quarta-feira (4), às 15h, a palestra sobre a escolha de bezerros utilizando a Epmura, uma técnica de avaliação visual do gado. Na palestra, o docente abordará a metodologia para escolha de bezerros a fim de tornar o processo de compra mais eficiente do ponto de vista genético. “Minha palestra será um treinamento prático, com os produtores e demais presente, a respeito das variáveis observáveis para serem melhoradas no rebanho do Estado. O intuito é treinar esse sistema prático, levando conhecimentos técnicos e científicos”, explica.

Também haverá um Espaço Externo para o dia de Campo do Agronegócio do Equino, a partir das 14h. Em diferentes estações as temáticas abordadas serão: Nutrição Animal e Reserva Alimentar, Raças, Sanidade Animal, Casqueamento e Ferrageamento, Gestão & Comercialização.

Alunos da UESPI com o professor Mérik Rocha

Alunos da Uespi com o professor Mérik Rocha

Segundo a professora de Zootecnia e organizadora do evento, Dinnara Silva, a Expoapi está integrando o corpo docente e discente do curso por meio do II Fórum de Inovações Tecnológicas Sustentáveis. “Os alunos estão distribuídos em estágios pelo Parque de Exposições que é ambiente para contato profissional e inserção do aluno no mercado profissional”, destaca.

A estudante do Bacharelado em Zootecnia, Jéssica Emanuelly Vieira, ressaltou que com as palestras, dias de campo, oficinas, workshops e minicursos os participantes têm a oportunidade de obter contato direto com o setor pecuário.

Além da Uespi, o Fórum é promovido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além deles, o evento conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Agronegócio e da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ).

Confira a programação completa.