A subdefensora pública geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, foi agraciada com com a Ordem do Mérito Renascença, no Grau Oficial. Mais alta comenda do Estado, a Ordem tem o governador Wellington Dias como Grão Mestre. A entrega, que inicialmente seria realizada no domingo (13) no Monumento aos Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, foi antecipada para esta sexta-feira (11) e aconteceu no Gabinete do Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis.
O cerimonial do Palácio de Karnak informou aos homenageados neste ano de 2022, que as fortes e constantes chuvas ocorridas na região de Campo Maior prejudicaram a conclusão da primeira etapa das obras de reforma e requalificação do monumento Heróis do Jenipapo, impossibilitando a realização da cerimônia presencial, que agora deverá ocorrer de forma remota no próximo domingo (13).
Instituída em 31 de março de 1973 por meio do Decreto Nº 1588 e regulamentada pelo Decreto Nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975, a Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí.
Sobre o fato de ter sido agraciada a subdefensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, afirma que sente-se grata. “Nasci em Brejo Santo-Ce, filha de família de migrantes paraibanos, e mudei para Teresina-PI ainda menina, aos 11 anos. No Piauí construí amizades, conheci meu esposo Gustavo e tive meus filhos Benjamin e Samuel; aqui estudei, cursei e concluí Direito na Universidade Federal do Piauí, e há 13 anos exerço o cargo de defensora pública do Estado, atividade na qual me realizo e que dia a dia contribui para minha transformação e evolução pessoal. Sou muito grata pelo reconhecimento expressado pelo Governo do Estado através desta honraria, que divido com o defensor-geral, Erisvaldo Marques e os demais colegas da Gestão, bem como com todas as Defensoras/es, Servidoras/es, Estagiárias/os, que trabalham diuturnamente em prol da sociedade piauiense, com minhas amigas defensoras públicas que estão ao meu lado no projeto Defensoras Populares, e dedico às mulheres que participam do projeto e lutam por uma sociedade com equidade de gênero e dignidade para todas/os as/os piauienses”.
O defensor público geral, Erisvaldo Marques, destaca o trabalho da subdefensora-geral. “A dedicação e compromisso da nossa subdefensora-geral, Carla Yáscar Belchior,na busca pela justiça social certamente não passariam despercebidos, é portanto muito justa a homenagem prestada pelo Governo do Piauí a essa competente defensora pública que muito engrandece a nossa Instituição. A Medalha a ela conferida muito honra a todos nós que fazemos a Defensoria Pública do Estado do Piauí”, destacou.
Estiveram presentes à entrega da Medalha para a subdefensora pública geral, além do defensor público geral, Erisvaldo Marques; o chefe de Gabinete da DPE-PI, defensor público Humberto Brito Rodrigues; o coordenador do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania, defensor público Gerson Henrique Silva Sousa e servidoras e servidores do Gabinete-Geral e Subdefensoria.