O superintendente do Desenvolvimento Econômico da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE), Tiago Patrício, esteve reunido na última sexta-feira (11) com representantes da administração superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) na reitoria do Palácio do Pirajá, localizado no campus Poeta Torquato Neto (Teresina).
A reunião tratou sobre a parceria entre a SDE e a Uespi para implementação de projetos e ações relacionados ao empreendedorismo piauiense.
De acordo com o superintendente da SDE, Tiago Patrício, essa parceria entre a UESPI e SDE vai colaborar com o empreendedorismo e demais serviços desenvolvimentos no Piauí. “Para a retomada da economia é fundamental o casamento de mercado, governo e academia. A gente vem trabalhando nestes projetos que trabalham o empreendedorismo desde a economia informal até às maiores indústrias do Estado”, explicou o superintendente.
Para o reitor da Uespi, Evandro Alberto, a universidade vai atuar nestes projetos através de seus alunos e professores envolvidos em trabalhos de pesquisa e extensão da área. “Estes quatro grandes projetos que serão desenvolvidos irão ajudar empreendedoras, empresas e as estudantes que passaram a contar com o apoio efetivo dentro desse projeto”, ressaltou o reitor.
Conheça os projetos:
• EmpeendELAS:
O EmpreendELAS tem como objetivo incentivar o espírito empreendedor feminino, além de orientar mulheres que já possuem vivência com o empreendedorismo, em parceria com a Uespi e a UAPI, por meio do curso EAD de Administração.
O projeto visa desenvolver um plano de negócios e de carreira a ser elaborado por cada aluna e orientado por professores, por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a utilização de estratégias organizacionais a fim de desenvolver o seu microempreendimento.
• Market PI Place
A SDE em parceria com o Centro de Tecnologia da Uespi e a Fundação da UESPI (FUESPI) pretendem dispor da primeira plataforma de e-ecommerce específica e direcionada para venda de produtos do Piauí, com o uso também de ferramentas de vendas digitais pelas redes sociais e integração a outros marketplaces.
O objetivo é expandir as fronteiras de mercado dos produtores do Piauí dos setores de comércio local e facilitar o fluxo de exportação de produtos para outros estados brasileiros e também o exterior. O projeto ainda pretende criar um canal paralelo e integrado para comerciantes locais como plataforma comercial digital.
• Farol do Desenvolvimento
Em cooperação com Seplan, Cepro e a Uespi, o Farol do Desenvolvimento será um espaço digital permanente para reunir boletins econômicos e de negócios. A ação ocorrerá por meio de levantamentos de dados estatísticos em torno do estado e dos municípios piauienses acerca de suas características comerciais, sociais e demográficas.
• Café com Desenvolvimento
Este projeto tem a iniciativa de conhecer melhor o setor empresarial do Estado e ouvir de perto suas demandas. Por meio de encontros, a Superintendência debate com as partes envolvidas soluções para potencializar o desenvolvimento do empreendedorismo local.