A Agespisa realiza, no sábado (7), treinamento de brigada de incêndio, a partir das 8h. Serão capacitados 50 colaboradores voluntários, entre servidores efetivos e terceirizados, para atuação na prevenção e combate a princípios de incêndios em seus locais de trabalho. Os brigadistas também têm como atribuição organizar a retirada segura das pessoas do interior dos prédios em caso de incidente.
A capacitação terá início com uma explanação teórica sobre a brigada de incêndio, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Hércules Lima. No treinamento prático, os servidores serão instruídos sobre combate a incêndio, evacuação de prédio, primeiros socorros e salvamento, além de rotas de fuga e saídas de emergência. Os participantes têm direito a certificado ao final do curso.
O trabalho será coordenado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com apoio da Gerência de Segurança e Medicina no Trabalho da Agespisa (GESMT).
“É importante ressaltar que a brigada vai atuar com a Cipa na fiscalização interna das instalações e equipamentos de segurança, além de detectar situações que possam elevar o risco de incêndios como, por exemplo, instalações elétricas irregulares”, afirma a presidente da Cipa, Amparo Silva.
A formação de brigada de incêndio está prevista na norma regulamentadora nº 23, do Ministério do Trabalho, e deve levar em conta o tamanho e a atividade das empresas ou instituições.