No Dia Mundial do Solo (5), alunos e professores do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promovem atividades para a compreensão lúdica sobre os cuidados do solo. O projeto “Oficina de Solo na Escola” na sua 9° edição aconteceu na Unidade Escolar José Cândido Ferraz, no bairro Monte Castelo, zona sul de Teresina.
Diante disso, o projeto Oficina de Solo tem como principal objetivo incentivar desde a educação básica os conhecimentos sobre elementos de pedologia relacionados a formação dos solos, texturas e tintas ecológicas extraídas de areia, erosão e agricultura orgânica. A professora Maria Luzineide Gomes, a organizadora do projeto, afirma que atividades como essa servem chamar atenção da sociedade nesse dia.
“De acordo com um levantamento feito pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) 33% dos solos de todo o mundo estão degradados em decorrência de diversos fatores, como a erosão. Então, nós, como instituição, e os alunos, que serão futuros professores, temos sempre que promover atividades que enfatizam a conservação do solo como uma questão ambiental”, diz.
A coordenadora da Unidade Escolar José Cândido Ferraz acrescenta que essas maneiras lúdicas e mais dinâmicas despertam um maior interesse dos alunos em relação à preservação ambiental. “Essa parceria enriquece nosso sistema de ensino com novas formas de aprender, interagir e adquirir conhecimento. Nós nos sentimos muito felizes em receber a Uespi na nossa escola e esperamos que seja um evento proveitoso para ambas as instituições”, ressalta.
O projeto traz mesas temáticas que abordam: formação do solo, textura, cor e tinta de solo, erosão e manejo do solo. Temas que abordam de forma abrangente e didática sobre a educação de solos. Os alunos da disciplina de elementos de Pedologia discutiram em suas mesas temas relevantes e de forma didática e prática.
Segundo a estudante do 4° período do curso de Geografia, Polianna Rodrigues, a Oficina tem um significado muito grande no sentido do ensino-aprendizagem. “Neste encontro nós temos a oportunidade de não só repassar à esses estudantes tudo que aprendemos ao longo do curso, mas também trocar conhecimentos e experiências. De uma forma dinâmica e mais divertida, nós conseguimos compartilhar com os alunos todas as fases do solo, da sua formação até o manejo”, destaca.
Henry Kauê Ferreira, 14 anos, aluno da Unidade Escolar, conta que aprendeu muito nas oficinas e a que mais gostou foi a Oficina de Tintas no Solo. “Foi muito interessante ver todas as fases do solo, principalmente na parte da pintura. Eu realmente não sabia que tinha tanta variedade de cores, texturas e utilidades da terra. Por mais que tenha sido rápido, mas nós tivemos a mínima noção do quão importante é valorizar e conservar nosso meio ambiente”, pontua.
A Oficina de Solo na Escola é um projeto de extensão dos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Uespi além de ser uma prática pedagógica da disciplina de Elementos de Pedologia dos alunos da Residência Pedagógica.
Dia do Solo
O Dia Mundial do Solo foi estabelecido durante o XXVII Congresso Mundial de Ciência do Solo, em Bangkog, Tailândia, em 2002, pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo (IUSS). Foi escolhido o dia de 5 de dezembro como homenagem ao Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, em função de sua dedicação em promover a ciência do solo, enfatizando a conservação do solo como uma questão ambiental. Esta data é incentivada anualmente por diversos órgãos de proteção ambiental, com destaque para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).