Os servidores estaduais já podem realizar consulta da declaração de rendimentos 2021. O Governo do Estado do Piauí disponibiliza o acesso à declaração e a consulta pode ser realizada por dois canais, no site da ATI (www.ati.pi.gov.br) e pelo Portal do Servidor, por meio do novo Sistema Integrado de Administração de Pessoas (Siape).

De acordo com a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), o sistema está em funcionamento normal e, este ano, devido ao pagamento do salário do servidor estar sendo realizado dentro do mês trabalhado, o valor total dos rendimentos é referente a 13 meses.

“Os rendimentos do servidor que aparecem na declaração deste ano são referentes a dezembro de 2020, que ele recebeu em janeiro de 2021, além dos 12 meses de 2021, que foram pagos dentro do mês trabalhado. Portanto, consta na informação dos rendimentos o valor total referente a 13 meses de ganhos”, explicou Antônio Torres, diretor-geral da ATI.

Os servidores aposentados e pensionistas podem acessar sua declaração de rendimentos no site da ATI (www.ati.pi.gov.br), onde deverá localizar a seção “Rendimentos” e clicar na declaração desejada.

Para os servidores que acessam seu contracheque pelo Novo Sistema Siape, as declarações desse período serão disponibilizadas pelo Portal do Servidor (https://portaldoservidor.pi.gov.br/login), no qual é só autenticar com a matrícula e senha e localizar a seção “Comprovante de Rendimentos”, selecionar o ano de 2021 e clicar em “Baixar”.

A declaração de rendimentos 2021 engloba todos os créditos recebidos pelos servidores do Governo do Estado do Piauí do dia 01/01/2021 (incluindo o salário de dezembro de 2020) a 31/12/2021 gerados pelo sistema SFP.

Anualmente, o Governo do Estado disponibiliza essa documentação, facilitando a consulta com base na matrícula e senha dos servidores estaduais. O prazo para a Declaração do Imposto de Renda 2022 segue até 29 de abril para entrega. Permanecem obrigados a declarar o IR os contribuintes que obtiveram rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2021.