Sete conferências municipais foram realizadas em três territórios de desenvolvimento do Piauí: Cocais, Vale dos Rios Piauí e Itaueira e Entre Rios, e na última semana: em Piripiri, Olho d’Água do Piauí, Coivaras, Itaueira, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Miguel Alves e Porto Alegre do Piauí. Até o momento, cerca de 37 municípios piauienses já fizeram suas etapas locais e elegeram delegados para a 4ª Conferência Estadual de Juventude.
De acordo com Venicio Moura, secretário-executivo da etapa estadual, cada município tem suas particularidades e movimentos próprios. “Em Olho d’Água do Piauí, por exemplo, jovens que são atendidos pelo NUCA trouxeram como pauta mais oportunidades de capacitação para a juventude, sobretudo em nível técnico, como cursos de informática, de mecânica, que seriam formas de não apenas gerar emprego, mas também de impulsionar a economia do município”, disse.
Ainda de acordo com Moura, um dos objetivos das conferências municipais é promover o entendimento de que o jovem pode ser fator de desenvolvimento para os municípios e que, por isso, deve haver uma política pública que tenha as juventudes como público-alvo. As conferências, por serem uma forma de consulta pública, têm caráter propositivo à medida que as propostas dos jovens se convertem em um documento, o Plano Municipal de Juventude, que deve nortear a política governamental do município.
A 4ª Conferência Estadual de Juventude, prevista para acontecer neste ano, tem propósito similar, já que a partir do debate suscitado e das propostas dos delegados, irá construir o novo Plano Estadual de Juventude.