O governador Wellington Dias e a vice-governadora Regina Sousa participaram da solenidade de comemoração dos 130 anos de fundação da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), na noite desta quarta-feira (23), no Palácio de Karnak. O evento reuniu empresários, autoridades e presidentes de 13 Juntas Comerciais do Brasil. A solenidade foi marcada pela premiação de personalidades que contribuíram no processo de transformação digital da autarquia e pela assinatura do termo de cooperação técnica, entre Jucepi, Investe Piauí e Sebrae no Piauí, visando à desburocratização e à ampliação dos serviços digitais para os empreendedores da capital.

Durante a solenidade, o governador Wellington Dias destacou a importância dos empreendedores para o crescimento do Estado. “Nos últimos levantamentos e na proporção da população, o Piauí se destaca em primeiro lugar dentre os estados com mais empreendedores no Brasil. Temos uma vocação empreendedora e é o empreendedor que alcança um dos grandes objetivos que é a qualidade de vida”, disse.

O empresário João Claudino Fernandes Júnior elogiou a gestão da Jucepi e afirmou que para o sucesso dos empreendedores é fundamental a organização do governo para prover o melhor ambiente para o empreendedorismo. “Afirmo com muita satisfação que a missão da Jucepi de contribuir para o desenvolvimento econômico social do estado do Piauí está sendo amplamente cumprida, que os saltos tecnológicos e de controle conquistados durante a gestão tornam, certamente, a Jucepi um exemplo a ser seguido”, assegurou.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, afirmou que a solenidade também é entrega de serviços e prestação de contas ao govenador Wellington Dias e à sociedade. “Há sete anos, quando o governador nos convidou para assumir a Junta Comercial, disse que precisava transformar e modernizar a Jucepi para que atendesse às necessidades dos empresários e dos contadores. Hoje, entregamos oficialmente a Jucepi Digital, que está presente no escritório de seus usuários, contadores, advogados, empresários; funcionando 24h para receber documento independente do dia da semana”, disse.

Na solenidade, a Jucepi concedeu homenagem a 13 personalidades que contribuíram no processo de modernização da entidade e no desenvolvimento do econômico do Estado. Foram eles: governador Wellington Dias, conselheira Lílian de Almeida Veloso Nunes Martins (presidente do Tribunal de Contas do Estado), Sônia Castelo Branco (em nome dos servidores da Jucepi); Érico Lages Soares (leiloeiro público); Adriana de Almeida Paula da Graça (presidente do Conselho Regional de Contabilidade); Sérgio Approbato Machado Júnior (presidente da Fenacom); João Claudino Fernandes Júnior (empresário/ presidente do Grupo Claudino); Emerson Thiago da Silva (diretor-presidente da Piauí Conectado); Mário José Lacerda de Melo (diretor-superintendente do Sebrae no Piauí); Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante (presidente do Sistema Fecomércio no Piauí); Victor Hugo Saraiva de Almeida (presidente da Investe Piauí); Allisson Beserra Bacelar (coordenador de Comunicação do Governo do Piauí); Rafael Tajra Fonteles (secretário de Estado da Fazenda do Piauí).

Nesses 130 anos, a Jucepi comemora importantes avanços na melhoria do ambiente de negócios no Estado, que incentivou a formalização e legalização de empresas. De 2016 a 2022, por exemplo, aproximadamente 35 mil empresas foram abertas no site Piauí Digital e, até março deste ano, o Estado totaliza 250.474 empresas ativas.

Saiba mais sobre a história da Jucepi em http://www.jucepi.pi.gov.br/institucional.php .