O governador Wellington Dias inaugurou, nesta segunda-feira (28), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Adelmar Pereira da Silva, no município de Floriano. A UPA irá atender às demandas de urgência e emergência da população da cidade e região.
A UPA Dr. Adelmar Pereira da Silva é de Gestão Estadual, composta por uma sala de estabilização com quatro leitos, sala amarela com nove leitos, uma observação pediátrica com seis leitos, laboratório, raios x e tendo como corpo técnico uma equipe multidisciplinar com suporte para garantir à população um atendimento de qualidade, agilidade e eficiência.
A nova unidade faz parte da Rede de Atenção às Urgências (RUE) e tem como principal objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
A UPA permite a descentralização dos atendimentos de saúde. “Essa UPA coloca uma nova condição para Floriano e região para atender urgência e emergência, tirando uma boa parte de atendimentos do Hospital Tibério Nunes, o que permite a melhoria do atendimento em ambos. É mais um passo que estamos dando para a descentralização da saúde no nosso Estado”, afirmou o governador Wellington Dias.
Foram investidos nas obras de construção da UPA um total de R$ 2.624.545,00, oriundos de recurso federal e do Tesouro Estadual. “É um marco para a cidade. O governador deixa um grande legado na expansão da rede de saúde em todo o interior do Estado, com ampliação de serviços, leitos e, por consequência, a melhoria dos atendimentos”, disse o coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles.
As obras foram executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi). “O mais importante aqui é a integração, UPA e hospital trabalhando juntos para garantir atendimentos de urgência e emergência de qualidade na UPA e mais tratamentos eletivos no hospital. Certamente é um momento de alegria para a população dessa região”, pontuou o secretário da Saúde, Florentino Neto.