Policiais Penais do Grupo Tático Prisional (GTP), da Secretaria da Justiça do Piauí, concluíram, neste mês, em Ribeirão das Neves (MG), o Curso de Operações com Cães.
O curso foi realizado pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais e realizado no canil da Polícia Penal. Dois policiais penais piauienses, Enemésio Lima e Matheus Elvas, fizeram o curso.
Para Enemésio Lima, o aprendizado com os policiais penais de Minas foi engrandecedor, pois são referências nesse trabalho no Brasil. Além disso, ele ressalta a importância dos cães no trabalho de fiscalização e rotina nos estabelecimentos penais.
“É um curso de grande importância para o sistema prisional. Todos os sistemas estão trabalhando com cães hoje. É algo fundamental no desenrolar de crises no sistema prisional. Viemos buscar com quem mais entende de operações com cães no Brasil, o Estado de Minas é uma referência para todos. A nossa expectativa é que, em breve, o Piauí também tenha um canil para dar esse apoio do serviço realizado nas penitenciárias do Estado”, concluiu o policial penal do GTP.