A Secretaria da Assistência Social Trabalho e Diretos Humanos (Sasc) realizou, na manhã desta sexta-feira (8) o projeto Direitos Humanos na Comunidade, no Bairro Santa Barbara. Ao todo, foram realizados mais de 300 atendimentos aos moradores entre expedição de documentos, serviços de beleza, prestação de informações, entre outros. Projeto Direitos Humanos na Comunidade ocorreu em parceira com a associação de moradores da comunidade e teve o apoio da paróquia.
“Nosso papel enquanto gestor público é de garantir Direitos e serviços para a população e é o que temos buscado fazer através deste projeto que leva serviços e ações para mais perto da população”, enfatiza o secretário Zé Santana, da SASC.
A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaina Mapurunga, destaca a importância da ação. “Estivemos na Vila Santa Bárbara enquanto SASC- superintendência de Direitos Humanos, realizando o Projeto Direitos Humanos na Comunidade. É um projeto que leva serviços e direitos para a comunidade”, disse Janaina.
O projeto conta com as parcerias como a da Secretaria de Segurança Pública, com emissão de RG; Defensoria Pública, ofertando orientações às famílias sobre a certidão de nascimento e divórcio, DNA; além de serviços do projeto Cidadania Ativa da SASC: corte cabelo, limpeza de pele, esmaltação, penteado Afro, orientação sobre os programas sociais como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social, Passe Livre entre outros. São várias secretarias que se unem para trazer serviços à comunidade”. Nosso papel é de articular os diversos serviços e ações explica Janaina.
A Diretora de Proteção Social Básica da Sasc, Antônio Moura, fez questão de exaltar a satisfação de toda a equipe da Sasc em participar do evento. “Estamos felizes em poder participar desse momento e oferecer serviços para comunidade. Para nós, é uma satisfação estamos aqui, em nome da Secretaria de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos, trazendo a nossa equipe através do Projeto Cidadania Ativa. Estamos oferecendo os serviços de oficina da Beleza, entre eles, corte cabelo, limpeza de pele, penteado afro, manicure. Também trazemos informações dos programas sociais” comemora Antônia.
Fabiola Lemos, moradora da Vila Santa Bárbara, ressalta que a chegada dos serviços à comunidade é muito importante. “Para gente é uma grande satisfação estar realizando este evento, dada às circunstâncias de muitas necessidades das pessoas terem acesso a cidadania e sua cidadania vir do acesso aos documentos, como registro civil, a identidade, e de acesso a um serviço da defensoria. Com esse projeto, a cidadania chega de forma mais acessível. Nesse contexto de pandemia, no qual as instituições tiveram os serviços mais limitados, e também por conta desse momento que não tem ônibus na cidade, devido a crise no transporte público, isso faz com que seja muito mais importante este tipo de ação”, ressalta Fabiola.
A moradora Laiana dos Santos Cardoso comemorou a chegada dos serviços ao seu bairro: “Aqui tá tendo muitas coisa boa, que não tem na comunidade, cheguei cedo para aproveita manhã e fazer esmaltação, limpeza de pele agora vou tirar documento” , disse ela.
A próxima ação do Projeto Direitos Humanos nos Bairros acontecerá na Vila Irmã Dulce, depois o projeto segue para o interior do estado, nos municípios de Barras, Valença, e Baixa Grande da Ribeira.