A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, vai dar início a realização de treinamentos sobre assistência pré-natal com foco na estratificação do risco da gestante.
O primeiro curso será on-line, nesta quarta-feira (13), das 9h30h às 11h30, destinado aos médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família das macrorregiões de Saúde do Semiárido e Cerrados. O treinamento será feito pela médica obstetra da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Brendaly Maria de Alencar Farias.
Seguindo as diretrizes da Rede Cegonha, os treinamentos têm o objetivo de melhorar a assistência pré-natal e reduzir a morbimortalidade materna e infantil no Estado. A coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi,, Alzenir Moura Fé, afirma que a realização do pré-natal é fundamental na prevenção ou detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais. “Quando a gestante faz o pré-natal corretamente, é possível um desenvolvimento saudável do bebê, reduzindo os riscos para a mãe”, diz.