O chão da escola tem sido preenchido com aulas do Projeto de Vida em várias instituições da rede estadual de ensino com a proposta de levar conhecimento e orientar os estudantes em suas vidas. A ação é parte da implementação do Novo Ensino Médio e o exemplo vem de Piracuruca, distante 204 km da capital, no CETI Hesíchia de Sousa Brito, que desenvolve projetos de capacitação em matemática e informática para auxiliar os estudantes em outras áreas do conhecimento.
Além de promoverem a formação e o desenvolvimento pessoal dos adolescentes e jovens, a equipe pedagógica vem desenvolvendo um curso de informática básica com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Novo Ensino Médio afim de que os alunos consigam habilidades para acompanhar as aulas das demais disciplinas no laboratório de informática.
“Os alunos iniciam com aulas de leitura, interpretação e reflexão de temas geradores na biblioteca. Está sendo apresentado o perfil de cada profissão, levando em consideração as habilidades necessárias, campo de trabalho e média salarial, para que os alunos possam ser mais bem direcionados para o Novo Ensino Médio”, explicou José Idelson Escorcio, gestor titular da escola.
A Escola fica localizada na Av. Gonçalo Rodrigues Magalhães, s/n bairro Baixa da Ema. Possui 640 alunos, sendo 330 na modalidade integral, sendo que 160 são distribuídos nos anexos Angical, a 37 km da sede, e o anexo Jacareí, a 34 km da sede. Os demais estudam na modalidade ensino médio regular no turno da tarde. O diretor explica que as ações do Novo Ensino Médio têm sido intensificadas nos últimos meses e para isso foi realizada a aquisição de 9 data shows, 9. Notebooks, tela de projeção e banda de músicas afim de agregar na formação.
“A secretaria foi informatizada e colocado computadores com impressora na biblioteca para uso dos alunos para que possam realizar suas pesquisas na internet e digitar e imprimir seus trabalhos de pesquisa. Destacamos nosso índice de aprovação no Enem em curso de destaque como engenharia civil, direito e outros cursos em instituições pública e privadas”, disse Idelson.
IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO
A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e beneficia mais de 220 mil estudantes em 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado.
Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.
Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.