Foi inaugurado, nesta segunda-feira (9), no Fórum Cível e Criminal de Teresina, o Escritório Social, projeto que tem o objetivo de garantir atendimentos e serviços aos egressos, em áreas como saúde, qualificação, encaminhamento profissional, atendimento psicossocial, assistência jurídica, dentre outros.

Segundo a representante do Conselho Nacional de Justiça, Gabriela Lacerda, o projeto é uma inciativa do programa Justiça Presente, do CNJ.  “O Piauí é o 8° estado do Brasil a inaugurar o Escritório Social. O projeto é composto por psicólogos, assistentes sociais e jurídicos, articulando uma série de políticas, como moradia, saúde, qualificação, documentação, de acordo com a demanda da pessoa egressa”, diz.

O governador do Estado, Wellington Dias, ressaltou a importância do projeto para a ressocialização dos egressos. “É uma satisfação estar aqui novamente. Já estivemos inaugurando a Central Integrada de Alternativas Penais e ouvimos depoimentos e resultados. São mais de 3 mil pessoas atendidas. Dessa forma, observamos a força que tem a ressocialização”, conta.

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, fala da satisfação de participar do momento. “Dispomos de servidores para integrar efetivamente o projeto, garantindo que o egresso seja reinserido na sociedade. Criando essa ferramenta, juntamente com os poderes Judiciário e Executivo, oportunizamos novas políticas que realmente reinsiram aqueles que saem do sistema penitenciário”, afirma.