Foi com muita emoção que gestores, colaboradores, pacientes e acompanhantes cantaram os parabéns para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), na manhã desta terça-feira (3), pelos 81 anos de sua inauguração. As comemorações contaram com a celebração da Missa em Ação de Graças, na Capela do HGV, e o tradicional corte do bolo, no pátio interno.

O primeiro pedaço do bolo foi para o auxiliar de serviços gerais, Raimundo Nonato Bezerra, que completou 50 anos de trabalho dedicado ao HGV. “Durante estes 50 anos fiz muitos amigos e dediquei meu trabalho em prol da saúde das pessoas. Até hoje, Deus me deu a oportunidade de contribuir com este hospital. Atualmente trabalho na manutenção de gasoterapia (oxigênio), desempenhando meu trabalho sabendo que ajudo alguém na recuperação da saúde e da vida”, conta Sr. Raimundo emocionado com a sua trajetória.

O diretor-geral do hospital, Osvaldo Mendes, ressaltou a importância do hospital para o Estado. “Com serviços de alta e média complexidade que somente o HGV resolve, somos um órgão que possui uma demanda crescente porque, como somos de alta complexidade em neurocirurgia, em vascular, ortopedia, e várias outras áreas, piauienses de todas as regiões e parte do Maranhão nos procuram. O HGV é um hospital que tem resolutividade na rede de assistência a saúde”, comenta.

HGV 81 anos

Ao completar 81 anos, o HGV comemora sua atuação na saúde pública do Estado com 349 leitos ambulatoriais, 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais de 2 mil funcionários, sendo o maior hospital público do Piauí. O HGV realiza uma média de 1.300 cirurgias por mês e faz cerca de dez mil consultas e exames no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (prédio Azul).

Ele ainda possui dez programas de Residências Médicas e uma Residência Multiprofissional, que contribui para a formação de médicos, enfermeiros e outros profissionais, cumprindo com seu papel de hospital de ensino no Estado.

Osvaldo Mendes acrescenta que nos últimos anos, o HGV tem recebido a maior intervenção na melhoria de suas instalações de toda sua história. “A ampliação dos leitos de UTI, por exemplo, é um marco histórico porque dobrou a quantidade de leitos. Além da reforma do Laboratório e a construção das rampas de acesso aos andares superiores, que proporcionaram melhores condições de trabalho e agilidade no atendimento ”, destacou o diretor-geral.

Mendes destaca ainda que o HGV recebeu a Certificação da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pela Divisão Nacional de Vigilância Sanitária (Divisa). Dos 23 hospitais que foram avaliados com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado, o HGV ficou em primeiro lugar atingido 100% de conformidade em todas os critérios avaliados referentes a qualidade e segurança do paciente, cumprindo seu papel dentro da Rede de Assistência à Saúde no Piauí. “Isso nos engrandece e nos dar ânimo para continuar fazendo o melhor para atender as pessoas que chegam aqui”, acrescenta o diretor.