O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está implantando no Hospital Getúlio Vargas (HGV) o Núcleo de Prevenção ao Suicídio, com atuação de profissionais especializados que direcionarão o cuidado às pessoas com comportamento suicida de forma interdisciplinar e articulado com a Rede de Assistência à Saúde.

No HGV serão disponibilizados profissionais capacitados no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde para atender a população que precisa desse cuidado. O Serviço vai funcionar com consultas ambulatoriais com médicos especialistas e psicólogos. Além de atendimento com assistentes sociais e enfermeiros.

O diretor-geral, Osvaldo Mendes, explica que essa é uma prioridade e iniciativa da governadora do Estado, Regina Sousa, que através do conhecimento do relatório da SESAPI sobre a situação do estado quanto a este problema, está implantado o Núcleo de Prevenção ao Suicídio no HGV.

“Vamos disponibilizar ambiente adequado e profissionais capacitados para atender as pessoas que precisam desse serviço. Depois da pandemia da Covid-19, observamos um aumento do número de casos de depressão e outras doenças mentais”, explica o diretor.

Osvaldo Mendes acrescenta que para ajudar na implantação do Núcleo, o deputado federal Merlong Solano disponibilizou uma verba de R$ 180 mil para fazer as adaptações e montar o ambulatório para atender essas pessoas que precisam.

Para implantar o Núcleo, a Gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, e a técnica Socorro Milhomem, juntamente com a coordenadora da Psicologia do HGV, Lorenna Barradas, estiveram em reunião com o diretor do HGV, Osvaldo Mendes para discutir os últimos detalhes para implantação do serviço.

Fonte: HGV