Começa nesta quarta-feira (18), no Museu do Piauí, a 20ª Semana Nacional de Museus, com tema “O poder dos Museus”. Uma vasta programação deve movimentar o espaço de memória, no período de 18 a 24 de maio, oferecendo entre outras coisas, apresentações artísticas, música, exposições e oficinas. O público terá diversidade de atrativos, o que já é uma característica marcante da rotina do Museu do Piauí.
“Trazemos o passado e o presente como forma de atrair o público, mostrando que o museu é uma instituição que representa a contemporaneidade, o hoje. Conhecer o passado é uma forma de entender o presente e planejar o futuro”, declarou Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí.
A abertura oficial terá a apresentação do Madrigal Vox Populi, um coral independente teresinense, regido por Pedro Furtado. O Hino do Piauí abrirá o repertório. A sequência da programação prevê a abertura da exposição “Novo Amanhecer” da artista plástica Dalva Santana. Uma das novidades das tardes será o Projeto Rádio Museu: A Música em Sua Essência. Os janelões do prédio vão ecoar músicas de época.
“As ondas musicais atraem as pessoas. Queremos usar isso para trazer o visitante para conhecer nosso acervo”, acrescenta Dora.
Comemorado em 18 de maio, o Dia Internacional do Museu, instituído pelo Conselho Internacional de Museus, é uma data em que se destaca a importância destes espaços de memória, que guardam fragmentos da história e da identidade dos povos.
O Museu do Piauí, sediado na Rua Areolino de Abreu, Centro de Teresina, possui 16 salas temáticas e um acervo de quase 7 mil peças. A casa é vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).