O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), deu por finalizados mais dois projetos de investimentos produtivos do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), nessa quarta-feira (18). Foram beneficiadas a Associação dos Agricultores Familiares da Vila Matões e Adjacências e a Associação dos Agricultores Familiares da Localidade São Luís, no município de Miguel Alves. Os projetos tiveram como objetivos o fortalecimento de quintais produtivos com criação de galinha caipira associado à implantação de hortas caseiras.

O valor do investimento total nas duas associações somam R$ 427.901,85, que beneficiaram 40 famílias de agricultores familiares, sendo 23 famílias da Vila Matões e 17 famílias da localidade São Luís. O investimento possibilitou a implantação de quintais de criação de aves, legumes, hortaliças folhosas e aquisição de kits de informática.

Participaram das visitas de entrega do projetos a diretora-geral do Progere II, Janaína Mendes; a técnica da Emplanta, Adriana Mello; o presidente e o vice-presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Miguel Alves, Nuzinho e Antônio Nascimento, respectivamente.

“Investir nas comunidades rurais é uma decisão que passa pela gestão do Governo do Piauí. É a agricultura familiar que põe comida na mesa dos piauienses e dos brasileiros, além disso a maior parte da nossa população é rural. É uma satisfação perceber que as famílias conseguiram finalizar os projetos, aumentando a renda e a produção”, comenta Janaína Mendes.

Para o presidente da Associação dos Agricultores Familiares da Vila Matões e Adjacências, Francisco da Costa e Silva, os bons resultados alcançados pelo Progere II nas comunidades é consequência de uma união de esforços do Governo do Estado e das comunidades que abraçaram a iniciativa. “Em primeiro lugar quero agradecer a Deus. Mas também temos que agradecer à equipe muito dedicada do Progere II, que veio muito a acrescentar. Parabéns às comunidades que abraçaram o projeto e hoje conseguem ver os frutos do que foi plantado há alguns anos”, agradece.

Progere II

O Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II) faz parte do Projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e tem como objetivo aumentar a renda dos(as) pequenos(as) produtores(as) rurais em situação de pobreza.

O programa atende 68 municípios de três Territórios de Desenvolvimento do Estado, sendo eles: Território dos Cocais, Carnaubais e Entre Rios, por meio da concessão de incentivos financeiros e aumento da produção, racionalização e eficiência do uso de recursos naturais e energéticos, proteção ambiental e acesso aos mercados de comercialização.