A equipe gestora da Secretaria de Estado da Saúde se reuniu, nesta quinta-feira (19), com representantes do Hospital Sírio-Libanês para tratar do próximo triênio de atividades do Proadi-SUS, referente aos anos de 2024 a 2026. No encontro foram debatidas potenciais parcerias para que o hospital desenvolva junto à saúde do estado do Piauí. Entre os pontos apresentados estão a saúde mental, qualificação de assistência hospitalar, cirurgias cardíacas neonatais e pediátricas, dentre outros.
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.
Telmo Mesquita, diretor da rede de urgência e emergência do Estado, destaca que essas potenciais parceria são elementos que podem desenvolver os serviços de saúde do Piauí a um novo nível assistencial. “Nós já contamos com parcerias para dar maior qualidade aos serviços ofertados a nossa população e que vêm apresentando excelentes resultados. Contar com a possibilidade de mais trabalhos como esse, que elevem a qualidade dos serviços ofertados no Estado, são essências. Uma das nossas propostas é uma sala de situação para o Piauí, que ajudaria a gestão estadual a entender melhor cada ponto e necessidades da saúde do Estado” , destacou o diretor.
Alex Martins, gerente de programas de governo pelo hospital Sírio-Libanês, destaca que a visita foi muito proveitosa. “Além de coletarmos informações e dados sobre as parcerias já trabalhadas junto ao Piauí, podemos trabalhar as ideias iniciais para novas parcerias, de maior envergadura. Queremos trazer para o Piauí o que o estado realmente precisa, sendo aplicados nas regiões onde realmente são necessários, ajudando assim a melhorar ainda mais a assistência à saúde presente no Estado”, explicou o gerente.
O secretário da Saúde, Neris Júnior, expressou a alegria de ver a possibilidade de mais parcerias por meio do Proadi-SUS serem desenvolvidas. “Nós já temos excelentes resultados em nosso estado por meio do programa Proadi-SUS, verificar mais possibilidades de capacitação, qualificação e melhoria de serviços por meio de parcerias que já sabemos que dão certo é um ponto essencial para a saúde do Piauí melhorar ainda mais”, destacou o secretário.