O Piauí teve um aumento de 232% nas ofertas de atividades educacionais em suas unidades penais. Ao lado do Maranhão e do Rio Grande do Sul, o Estado foi destaque em Educação, no levantamento feito pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O resultado relata a preocupação da atual gestão da Secretaria de Justiça (Sejus) em proporcionar a mudança de vida dos internos do sistema prisional através do estudo.
Nas 17 unidades penais de Norte a Sul do Piauí, as atividades educacionais têm aumentado. Educação básica, certificações de conclusão do ensino Médio, preparações para exames nacionais como o Enem e o Encceja, Projovem Urbano, projetos de leitura e muito mais ações do gênero estão sendo intensificadas nos últimos anos.
Para o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, o resultado mostra que o Piauí está no caminho certo para reinserir pessoas privadas de liberdade, na sociedade, após o cumprimento de suas penas.
“Acreditamos, desde o início, que, com trabalho e educação, poderemos transformar vidas. Esse investimento faz parte de nossa diretriz de gestão. Continuaremos incentivando e proporcionando a educação dentro de nossas unidades. Queremos que essas pessoas cumpram suas penas e saiam melhores do que entraram. Tenho a certeza que alcançaremos esse objetivo”, finaliza Carlos Edilson.