Os professores Valério de Negreiros e Gustavo Durão, ambos do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), integram uma equipe interinstitucional contemplada neste ano com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para estudar o protagonismo latino-americano nos debates da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O projeto tem por objetivo analisar os resultados da inserção internacional latino-americana nos debates promovidos nos decênios iniciais da Unesco. Atualmente, fazem parte do grupo pesquisadores das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, sob coordenação do líder do Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografias (CETHAS), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), André Furtado.

Com o título “Sob o signo da diversidade: o protagonismo latino-americano nos debates da UNESCO”, a pesquisa conta com três fases: pesquisar documentaria; síntese dos principais debates, além da comunicação e difusão de novas abordagens sobre o papel da América Latina na agência internacional.

De acordo com o professor da Uespi e vice-líder do grupo, Valério de Negreiros, apesar das pautas sobre raça serem conhecidas, pouco se sabe acerca do peso das contribuições latino-americanas nas conferências gerais, em áreas como literatura, folclore, meio ambiente, patrimônio, formas de governo e imigração.

“A pesquisa tem sua importância para a sociedade pois o financiamento vai viabilizar a realização de evento, compra de equipamento, produção de artigos e livros, apresentações e traduções de trabalhos, além de missões científicas para a realização de pesquisas nos acervos da Unesco (Biblioteca e Arquivo) em Paris. Assim, articulou-se montar esse consórcio com vários pesquisadores do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste que ao longo de sua trajetória contam com uma inserção internacional, tendo realizado doutorado ou estágios de pesquisa na Europa, onde é sediada a Unesco”, explica.

Ao todo, além dos professores André Furtado, Valério de Negreiros e Gustavo Durão, fazem parte do grupo os docentes e pesquisadores: Anna Carolina de Abreu (UNIFESSPA), Marco Antônio Machado (Universidade Federal do Maranhão – UFMA), Felipe Azevedo Cazetta (Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES), Márcia Regina (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO), Cristina Ferreira (Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB), Giselle Martins (Universidade Federal Fluminense – UFF) e Nuno Miguel Ribeiro (Universidade de Lisboa).

Confira mais detalhes sobre a pesquisa.