A governadora Regina Sousa conheceu, nessa quarta-feira (25), a proposta de criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde no Território dos Carnaubais. Sete municípios da região defendem a implantação de uma policlínica, para ofertar atendimento especializado de saúde à população, minimizando a necessidade de transporte de pacientes para atendimento na capital.

O consórcio envolve as prefeituras de Castelo, Juazeiro, São João da Serra, Novo Santo Antônio, Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí. Juntos, estes municípios reúnem cerca de 90 mil habitantes.

“É preciso regionalizar e juntar os recursos para fazer um instrumento só, uma estrutura só. Gera muito mais resultado para a população” avaliou Regina Sousa.

A proposta deve seguir o modelo que vem sendo desenvolvido em diferentes regiões do Ceará. O financiamento da policlínica seria rateado entre estado e municípios. As prefeituras devem contribuir com um valor proporcional ao número de habitantes e a quantidade de atendimentos. O centro de saúde pode reduzir drasticamente os longos deslocamentos de pacientes, em percursos de até 500 km somando a vinda para Teresina e o retorno para casa.

“O Consórcio reforça cada vez mais todas as ações que possam descentralizar a saúde para que os serviços possam ser prestados mais próximos à população. Com isso só quem tem a ganhar são os piauienses” disse o secretário da Saúde, Neris Júnior.

A policlínica deve ofertar consultas e procedimentos ambulatoriais especializados. O custo é significativamente menor que os valores gastos pelas prefeituras para tratamento de pacientes em Teresina.

“Vamos reduzir os custos em, aproximadamente, 70% e otimizando os serviços, colocando-o próximo da população” destacou o prefeito Magno Soares, de Castelo do Piauí.

A criação do consórcio depende de aprovação de uma lei pela Assembleia Legislativa. Enquanto o projeto não fica pronto os prefeitos envolvidos estão se articulando com as bancadas de deputados em níveis estadual e federal, buscando recursos para aquisição dos equipamentos da policlínica.

Participaram também da reunião, a secretária do Planejamento, Rejane Tavares; o secretário da Fazenda, Antônio Luís; prefeitos e técnicos da Secretaria da Saúde.