O jornalista Zózimo Tavares lançou na manhã desta sexta-feira, 27, o livro “HGV: Um marco na saúde do Piauí”, em solenidade no auditório do Hospital, com a presença do secretário de Governo, Antônio Neto; do secretário de Saúde, Neris Júnior; do diretor geral do Hospital, Dr. Oswaldo Mendes; vice reitor da UFPI, Viriato Campelo; do deputado estadual Pablo Santos, autor da emenda parlamentar que viabilizou a obra; médicos e servidores do hospital, hoje o maior do Piauí.

Segundo Zózimo, o livro nasceu da curiosidade que todos temos pelas coisas grandiosas do Piauí. “É uma construção coletiva, com muitas fotografias. O HGV é resultado de um sonho grande, de uma ousadia e também de uma obstinação do Dr Leônidas Melo”, declarou.

Foi no governo dele, em 3 de maio de 1941, que o Hospital Getúlio Vargas foi inaugurado. A família de Leônidas Melo estava presente, representada pela filha, Socorro Melo, e por netos e bisnetos, dentre eles o pequeno Bernardo de apenas 8 anos.

O secretário Antonio Neto parabenizou o jornalista Zózimo Tavares pela obra e destacou que ela será um legado importante para a história da medicina do Piauí e para a história do nosso Estado. “Sou cidadão teresinense, de uma família humilde, pai motorista e mãe dona de casa. Nos meus 66 anos, não esqueço os momentos que tive que vir receber cuidados de saúde aqui e sou muito grato. Muitas pessoas foram curadas aqui no Getúlio Vargas”, observou.

O secretário de Saúde, Neris Junior, também prestigiou a solenidade de lançamento do livro e destacou a responsabilidade de fazer parte da história não só como gestor e reconhecer o HGV como o maior hospital do Estado do Piauí.