O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da Escola Piauiense de Trânsito, conseguiu levar aos 224 municípios do Piauí o projeto “Maratona do Conhecimento”, que tem como objetivo a realização de palestras educativas para os jovens da rede estadual de ensino. Nos encontros, os educadores levaram orientações para a promoção de um trânsito mais seguro.
Em menos de dois anos após o lançamento do projeto, conforme a coordenadora pedagógica da Escola Piauiense de Trânsito, Larissa Caldas, o Detran conseguiu cumprir o desafio de levar conhecimento a todos os municípios do estado. “Em um único projeto, nós conseguimos contemplar os 224 municípios. Isso é um grande feito para a história da educação de trânsito no Detran. Pela primeira vez, nós conseguimos atingir todas as cidades do Piauí”, revela a educadora.
O projeto começou no mês de abril do ano de 2018 e foi dividido em duas etapas. Na primeira fase, os educadores da escola de trânsito percorreram 101 municípios e, neste ano, a Maratona do Conhecimento atingiu todas as cidades do Piauí.
Larissa Caldas explica que a finalidade do projeto é informar e incentivar a realização de boas condutas no trânsito por parte do grupo que está mais sujeito a sofrer acidentes, os jovens. “O efeito que nós esperamos desse projeto é transformar a educação de trânsito no estado do Piauí, pois sabemos que a educação é a chave que abre todas as portas, e o intuito é esse, provocar dentro dos jovens um certo debate com relação ao alto índice de acidentes que existe no estado do Piauí”, afirma a educadora.
Em 2020, o projeto “Maratona do Conhecimento” recomeça as atividades a partir do mês de março.