A Defensoria Pública do Estado do Piauí recebeu, no último dia 02, o consultor do Prêmio Innovare, Rafael Medeiros Cavalcanti de Albuquerque, que veio para entrevista com as defensoras públicas Sheila de Andrade Ferreira e Karla Araújo de Andrade Leite, autoras dos projetos que neste ano concorrem à 19ª edição do prêmio. As apresentações foram acompanhadas pela subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.
Os projetos “Conciliar pela Criança – Defensoria pela Prioridade Absoluta” e “Lugar de Pai é ao Lado dos Filhos – Pela Parentalidade Responsável” , idealizado e coordenado pela defensora pública Sheila de Andrade Ferreira; e “Vozes dos Quilombos”, idealizado e coordenado pela defensora pública Karla Araújo de Andrade Leite, foram apresentados ao consultor do prêmio que é, reconhecidamente, a premiação de maior repercussão no cenário da Justiça Brasileira.
Durante as reuniões, as defensoras públicas puderam apresentar suas iniciativas ao consultor Rafael Medeiros Cavalcanti de Albuquerque, discorrendo sobre as especificidades de cada prática. O projeto “Conciliar pela Criança- Defensoria pela Prioridade Absoluta” tem como parceiros o Lacen/PI e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e por finalidade incrementar a atuação institucional da Defensoria, favorecendo a realização de conciliações concentradas no período de uma semana, como forma de discutir e promover a melhor saída para solução de conflitos. O projeto “Lugar de Pai é ao Lado dos Filhos – Pela Parentalidade Responsável” tem por objetivo orientar e conscientizar acerca da importância da relação da parentalidade responsável, buscando o cumprimento da função social da família.
Neste ano, o Projeto Vozes dos Quilombos, que já concorreu ao Innovare em 2021, centra sua inscrição principalmente no Minicurso de Formação em Direitos Quilombolas, originado do Projeto, do qual nasceu a publicação “Direitos Quilombolas”. O Projeto serviu de inspiração para o desenvolvimento de Programa de Extensão da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras.
O consultor Rafael Medeiros falou sobre os projetos executados pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, destacando o alcance social dos mesmos. “Os projetos aqui apresentados, pelo fato de serem da Defensoria Pública, têm uma coisa chamada ‘alcance social’. Então isso é muito importante para o Prêmio Innovare, que busca muito isso. E nos projetos apresentados, conseguimos ver que efetivamente estão funcionando, que têm englobado realmente tudo que diz na inscrição do prêmio”, ressaltou.
A defensora pública Sheila de Andrade Ferreira relatou a importância em ter dois de seus projetos concorrendo à 18ª edição do Prêmio Innovare. “É uma honra participar mais uma vez da seleção do Prêmio Innovare. Dessa vez com dois projetos. O que ressalta a importância da ação defensorial não só em relação às demandas judiciais e extrajudiciais, mas também com a busca ativa de assistidos, para que seja promovida e fortalecida a Instituição. Não é só a questão de ganhar a premiação, mas concorrer já é uma experiência bem rica e muito importante”, avaliou.
Também concorrendo ao prêmio, a defensora pública Karla de Andrade falou sobre o projeto Vozes dos Quilombos, que entra pela segunda vez na disputa. “O que mais me emociona nesta situação é perceber como os laços construídos entre a Defensoria do Piauí, via Vozes dos Quilombos, e as lideranças quilombolas são verdadeiros. Enquanto apresentava o Projeto para o consultor do Innovare, foram exibidas algumas falas de quilombolas que conhecem a nossa forma de acolher as demandas e o que foi dito, o significado que tem para eles e para o Vozes, já é a maior realização”, disse.
A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, destacou o que representa para a Instituição ter projetos inscritos no prêmio Innovare. “É motivo de grande satisfação ter, todos os anos, iniciativas da Defensoria Pública inscritas no Prêmio Innovare. São projetos de grande relevância para a população do nosso Estado, tendo sido idealizados e desenvolvidos com compromisso e dedicação pelas nossas defensoras públicas”.