As polícias Militar, Civil e Penal do Piauí, associadas às policias Federal e Rodoviária Federal, que compõem a Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP PHB-PI), prenderam nesta terça-feira (7), 13 pessoas relacionadas a crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas, praticados por grupos que atuam na região norte do estado do Piauí.

Mais de 200 policiais participaram da operação denominada Desmonte V, que se deu em Parnaíba, Cocal e Camocim/CE, visando também o cumprimento de 36 mandados de busca e apreensão.

A integração das polícias tem feito um grande diferencial no combate às facções criminosas presentes na região litorânea. As apreensões de armas e drogas se tornaram frequentes. O compartilhamento de informações entre as polícias vem permitindo atacar as lideranças faccionadas.

“Se integra logística, inteligência, investigação, tudo bem planejado. A tentativa é de buscar a liderança, aquele que está no topo destas fações criminosas”, pontuou o Secretário da Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira.

A experiência positiva do trabalho integrado pode ser expandida para outras regiões do Piauí. As forças policiais envolvidas devem se reunir em breve para discutir os resultados alcançados no primeiro semestre e planejar ações para o resto do ano.

“Pensar na possibilidade de estender para outras regiões do estado. A princípio se pensou em Teresina porque é a segunda região mais afetada”, destacou Pereira.