O reitor em exercício da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto, recebeu, na manhã desta sexta-feira (13), o título honorífico de cidadão teresinense, em solenidade realizada na Câmara Municipal da capital piauiense. Emocionado durante seu discurso, ele agradeceu à família e a todos que compõe a Uespi, a quem trata como segunda família, destacando que a instituição é sua segunda casa. Disse, ainda, acreditar em um 2020 melhor que 2019, com uma Uespi renovada, mais forte e moderna.

Vereador Nilson Cavalcanti, responsável pela homenagem, destacou a obrigação do Parlamento em reconhecer aqueles que prestam grandes serviços à Teresina, citando o Profº Evandro Alberto

Vereador Nilson Cavalcanti, responsável pela homenagem, destacou a obrigação do Parlamento em reconhecer aqueles que prestam grandes serviços à Teresina, citando o professor Evandro Alberto

A relação entre o professor Evandro Alberto e a Uespi teve início em 2002, quando foi um dos responsáveis pela criação do curso de Jornalismo no campus de Picos, sua cidade natal. Segundo o reitor em exercício, a luta pela implantação do curso da cidade devia-se à pujança da cidade em relação aos veículos de comunicação e pela importância da mídia na região. Em 2003, assumiu a coordenação do curso, cumprindo um mandato de cinco anos.

Na época, por ser professor substituto, professor Evandro Alberto desligou-se da Uespi de Picos ao final de seu contrato, em 2007. No entanto, em 2011, retornou à instituição, desta vez como professor efetivo, após ser aprovado no concurso público da época. Após vencer eleição realizada no final de 2016, foi empossado como diretor da Uespi de Picos no início de 2017.

Neste cargo, o professor permaneceu por pouco tempo, devido a um convite do reitor Nouga Cardoso para fazer parte da chapa que venceria as eleições ao final deste ano. Em 2018, foi empossado como vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Atualmente, em decorrência do afastamento do reitor Nouga Cardoso para capacitação, é o reitor interino da instituição.

O propositor do título, vereador Nilson Cavalcanti, disse que é uma obrigação daqueles que compõem o parlamento reconhecerem os serviços que as pessoas prestam à cidade de Teresina. A honraria, segundo ele, é concedida às pessoas que contribuem com o município. “O reitor Evandro Alberto contribui bastante com o saber e com a educação da cidade, através do grande e significativo trabalho realizado na Uespi. É desta instituição que saem os grandes mestres e os futuros gestores da cidade, do Piauí e do Brasil. Para nós é muito gratificante apresentar um título dessa magnitude”, destacou o vereador.

Afastado para capacitação, o reitor Nouga Cardoso esteve presente na solenidade e parabenizou o professor Evandro Alberto pela homenagem, destacando que seu ótimo trabalho beneficia a população de Teresina. “Ele pensa no desenvolvimento da Uespi ao mesmo tempo que pensa na evolução da capital do Piauí e das cidades interioranas. O professor é o primeiro reitor da instituição que traz consigo uma vivência administrativa e como docente em um campus do interior do Estado. Então, ele tem trabalhado com bastante maestria e responsabilidade. Ele consegue traduzir em atos administrativos aquilo que são demandas da comunidade acadêmica de todos os campi, por isso sua grande identificação com à Uespi”, explicou.

Reitor Nouga Cardoso parabenizou o Profº Evandro Alberto e destacou sua experiência administrativa e política dentro da UESPI

Reitor Nouga Cardoso parabenizou o professor Evandro Alberto e destacou sua experiência administrativa e política dentro da Uespi

O homenageado destacou que o título ganho é motivo de muita honra e orgulho, ainda mais por ser recém-chegado em Teresina, cidade na qual reside desde 2018. “Espero poder retribuir este carinho, consideração e reconhecimento aos teresinenses, buscando sempre somar esforços visando o melhor para a população da capital e do Estado como um todo. A homenagem é um reconhecimento à Uespi também, então continuaremos trabalhando, até mais, como forma de agradecimento àqueles que confiam em nosso trabalho”, finalizou o reitor em exercício, Evandro Alberto.