A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto (Teresina), tem a honra de formar a primeira turma do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio) do Estado. Com 18 alunos matriculados, a Uespi teve o índice de concorrência mais elevado entre as 18 instituições que realizam o Mestrado pelo Brasil.
A primeira turma do Mestrado teve alunos de seis cidades piauienses e um aluno da Paraíba, sendo que sete estudantes são egressos da Uespi. Eles desenvolveram uma série de pesquisas relacionadas à Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia, Organização e funcionamento dos organismos, assim como Origem da vida, evolução, ecologia e Biodiversidade.
Segundo a coordenadora do ProfBio da Uespi, professora Francisca Lima, todas as vagas disponibilizadas no mestrado para a Uespi estão preenchidas e os alunos têm conseguido índices absolutos de aprovação nas etapas de qualificações obrigatórias do Programa.
Uedras Macedo mora e trabalha na cidade de Palmeira do Piauí, município que fica localizado a aproximadamente 600 km da capital piauiense. Para ele, encarar essa jornada árdua de locomoção toda sexta-feira, durante dois anos vale a pena, pois a partir dos conhecimentos adquiridos no Mestrado novas estratégias de ensino foram traçadas.
Com 63 anos de idade, o professor Albino Veloso está no serviço público há quase duas décadas. Sua motivação para ingresso no ProfBio foi ajudar a diminuir o número de evasão em escolas públicas durante o turno noturno. Tema esse que foi abordado em sua pesquisa, através do ensino da Microbiologia em atividades lúdicas, como por exemplo: baralho acadêmico, caça-palavras, leituras, jogos e produção de textos.
“Historicamente, esse turno é marcado por abandono e repetência. Os resultados da pesquisa apontam um potencial extraordinário das atividades lúdicas no processo de aprendizagem e que merecem ser explorados com mais frequência pelos docentes que operam na escola básica”, destaca o professor Albino Veloso.
Natural da cidade de Pedro II, a professora Ana Paula da Silva Freire ingressou no curso de Biologia da Uespi em 2009, após quase cinco anos voltou ao quadro da instituição para a realização do Mestrado. “Me sinto muito grata e feliz pela oportunidade de fazer mais um curso pela Uespi e poder me qualificar na minha área de atuação como professora no ensino básico da rede pública”, aponta.
A segunda turma do ProfBio da Uespi está em andamento e conta com 27 alunos matriculados. A previsão para conclusão do curso é no próximo ano. O Mestrado é um programa de Pós-graduação stricto sensu, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).