Com o objetivo de proporcionar um momento de confraternização e solidariedade entre os servidores do Governo do Estado do Piauí, a Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) promove, na sexta-feira (01), o Arraial Solidário da SeadPrev. O evento contará com a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), que trará o ônibus de doação de sangue para que os servidores possam realizar a sua doação.
“Queremos celebrar a cultura e a ocasião das festas juninas com os nossos servidores, estimulando ainda a solidariedade e a responsabilidade social. Junho é o mês nacional do doador de sangue e para nos integramos à esta belíssima causa, contamos com a colaboração do Hemopi”, ressalta a Secretária de Administração e Previdência, Ariane Benigno.
O Arraial da SeadPrev trará ainda servidores vendendo comidas típicas em barracas e, em parceria com a Secretaria de Cultura, apresentações da quadrilha Luar do São João e de banda local. “Além de estimular o voluntariado e as relações interpessoais, vamos apoiar os servidores que são empreendedores e valorizar a cultura local”, finaliza a secretária.
A parceria com o Hemopi veio para enriquecer a ação. “As parcerias com instituições públicas e privadas são muito importantes para manter o estoque e incentivar as pessoas a doarem de forma constante e consciente”, diz Jurandir Martins, diretor de Hemopi.
A servidora pública Sandra Feitosa se mostra ansiosa para o evento. “Nós adoramos as festas juninas e poder aliar esse momento à solidariedade é muito importante para os servidores. Nós acompanhamos diariamente a necessidade do Hemopi por bolsas de sangue e poder contribuir de alguma forma é muito gratificante”, afirma.
– Confira os critérios para doar sangue:
Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.