Um grupo de 124 alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, escola da rede estadual localizada na zona Sudeste de Teresina, foram certificados na tarde desta sexta-feira (13), pela conclusão do curso Conectando seu Futuro, do Facebook, empresa do setor tecnológico. Os estudantes piauienses foram os únicos da região Nordeste a participar da experiência.

Além da entrega dos certificados do curso que teve duração de quatro meses, os jovens participaram de um workshop de prototipagem de aplicativo, ocasião em que usaram os conteúdos estudados ao longo do curso para desenvolver um APP relacionado à sua comunidade.

A estudante do curso técnico em Informática, Maria Clara, 17 anos, diz que a iniciativa contribuiu para ampliação do conhecimento em tecnologia e empreendedorismo, possibilitando a utilização de ferramentas no dia a dia. “A participação no curso Conectando seu Futuro foi muito importante, pois já tínhamos um conhecimento técnico e ele veio para usarmos a informática em todos os ambientes, tendo essa experiência ajudado a todos que fizeram. Assim que conclui, já comecei a repassar para outras pessoas que têm interesse na área, para ampliar sua visão”, descreve.

O Conectando seu Futuro é executado em parceria com a ONG Recode, que tem mais de 20 anos de experiência com projetos de empoderamento digital. O projeto chegou ao Piauí por intermédio da deputada federal Rejane Dias, ex-secretária de Estado da Educação, que, em conjunto com o atual secretário, Ellen Gera, criaram as condições para que o projeto se realizasse, escolhendo o CEEP José Pacífico, que fica localizado em uma das áreas mais populosas da capital como piloto.

A diretora da escola, Maria das Dores Andrade, a Dorinha, agradeceu a confiança em acreditar que o CEEP José Pacífico correspondesse a contento com a iniciativa. “Diante do momento tecnológico que estamos vivendo, foi uma honra muito grande. É como um prêmio para nossos alunos, que não teriam acesso a ensinamentos como esses. Estamos de portas abertas para receber mais parcerias que proporcionam a evolução educacional de nossos estudantes, que a partir de agora encontrarão uma estrada mais larga para chegar aos seus objetivos”, completa.

O curso teve 80 horas de formação distribuídas em três eixos, que são o domínio dos programas digitais mais usados atualmente e uso consciente da tecnologia e da internet; conceitos de tecnologias exponenciais, incluindo inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas; e módulo focado no desenvolvimento individual do jovem, concentrado em autoconhecimento, definição de metas pessoais e aprimoramento de habilidades socioemocionais e na preparação para entrada no mercado de trabalho, demonstrando as tendências tecnológicas que afetam o mercado e trazendo atividades práticas de estruturação de currículo, de treinamento para entrevista de emprego e para estimular atitude empreendedora e a proatividade.

Na ocasião da certificação dos concludentes, o Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto também foi certificado pelo Facebook como “Centro de Empoderamento Digital”, por ser uma instituição cuja a metodologia busca estimular o protagonismo, a cidadania e o uso ético e consciente da tecnologia aplicada à realidade dos jovens.

Outro concludente, Matheus Tiago, de 18 anos, afirma que o curso abriu sua e estimulou seu aprendizado. “Além da tecnologia, aprendemos a desenvolver projetos que são altamente aplicáveis na prática, poderemos transformar muita coisa ao nosso redor com a utilização desses conceitos”, reforça.

Inclusão digital de jovens em vulnerabilidade social

O projeto foi desenvolvido em seu primeiro ano com a meta de formar mil jovens entre 15 e 29 anos. A formação é implementada pela Recode em parceria com organizações locais que tenham disponibilidade de computadores em boas condições.

“Com o Conectando seu Futuro, queremos promover transformação social e contribuir para a empregabilidade de jovens de (famílias de) baixa renda no Brasil ao oferecer conhecimento técnico básico e acesso a novas tecnologias, além de incentivar uma visão empreendedora e proativa”, afirma Andréa Leal, Gerente de Políticas Públicas do Facebook.

A importância das habilidades digitais para inserção no mercado de trabalho é um dos tópicos de uma pesquisa encomendada pelo Facebook à Morning Consult, que aponta que 82% dos pequenos e médios empresários participantes no Brasil consideram mais as habilidades digitais em suas contratações do que o local onde as pessoas estudaram, por exemplo. “Isso demonstra a importância dos programas que ajudam jovens em vulnerabilidade social a construir essas habilidades”, explica Andréa.