A Agespisa está implantando e realizando melhorias nos sistemas de abastecimento de água da zona rural de Teresina. Com recursos próprios e do Governo do Estado na ordem de R$ 1,1 milhão, a primeira etapa das obras abrange várias comunidades.
Os moradores do Assentamento Flora Izabel e do povoado Chapadinha Sul estão sendo os primeiros beneficiados com os investimentos, que incluem ainda os povoados Mata Velha, Lagoinha, Esperança, Cajazeiras, dentre outros.
No Assentamento Flora Izabel, a Agespisa já implantou 420 metros de rede de distribuição de água e está construindo um reservatório elevado com capacidade para 10 mil litros. Serão instalados 75 hidrômetros.
Já no povoado Chapadinha Sul, os serviços incluem implantação de rede, instalação de caixa d’água de fibra de 10 mil litros, automações de reservatórios já existentes, além de instalação de hidrômetros, testes de vazão dos cinco poços que abastecem os moradores e proteção dos poços e reservatórios.
“Nestas duas comunidades, as obras estão em fase de conclusão e, em seguida, vamos iniciar os trabalhos em outros povoados. Esses investimentos garantirão que a água chegue a mais famílias a partir de um funcionamento eficiente dos sistemas”, afirma o diretor de Engenharia da Agespisa, Carlos Augusto de Oliveira.
A segunda etapa da obra está orçada em R$ 2 milhões e beneficiará mais comunidades da zona rural: Taboquinha, Tamboril, Boqueirão, Soturno, Boa Hora, Cacimba Velha, Soinho, Tapuia, Coroatá, Santa Luz, dentre outras.
Os serviços contemplarão várias frentes, como implantação e substituição de rede de distribuição, construção e reforma de reservatórios, instalação de cerca de três mil hidrômetros, testes de vazão de poços e proteção de poços e reservatórios.