Preocupada com o aumento do número da casos de Covid-19 nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) esteve reunida, nesta quinta-feira(30), com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), para elaborar estratégias de contenção do crescimento dos casos da doença.
Durante a reunião, ficou acordado que a Sesapi e FMS estarão trabalhando em conjunto para frear o crescimento dos casos de Covid-19. A secretaria estadual disponibilizará para a pasta municipal mais testes, conforme haja a necessidade por parte da Fundação e ambas estão em um esforço conjunto para ofertar leitos suficientes à população, caso precise.
“A Sesapi já entregou mais de 30 mil testes à Fundação e estará enviando mais, à medida em que eles forem precisando. Nós estamos planejando estratégias para evitar o aumento da doença e também de disponibilização de leitos, caso seja necessário. Nosso trabalho sempre foi de forma preventiva para podermos sempre prezar pelas vidas do povo de Teresina e do Piauí como um todo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.
O Boletim Epidemiológico Covid-19 da 25ª Semana (de 19 a 25 de junho) apresentou um aumento de 1.839% nos casos positivos da Covid-19. Além disso, a taxa de positividade dos testes de RT-PCR, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), está na 5ª semana consecutiva de aumento. Nos últimos sete dias ela subiu de 5.93% para 13.03%. Outro dado que também teve um acréscimo foi a taxa de transmissibilidade do vírus, que saltou de 1.05 para 1.43.
“Este é o momento de planejar e prevenir para assim evitarmos a disseminação da doença. Sabemos que os casos estão aumentando e hoje podemos estar debatendo com a FMS esse processo de testagem e retaguarda de leitos, caso seja necessário”, disse o diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, hospital de referência do Estado para casos da Covid-19 e membro do Comitê de Operações Emergenciais do Piauí, José Noronha.
Para conter os casos da doença, a Sesapi também pede a colaboração da população para que continue mantendo as medidas de prevenção, determinadas no último decreto, como o uso de máscaras em locais fechados e de grande aglomeração, e procure os postos de vacinação para tomar suas doses dos imunizantes contra a Covid-19.