Investir em tecnologia possibilita a governos otimizar ações administrativas e melhorar a oferta de serviços públicos. E o Governo do Piauí tem seguido esse caminho como forma de aumentar a eficiência administrativa em diferentes áreas, como saúde, educação e segurança.
E para melhorar ainda mais esses serviços, na terça-feira (4), o coordenador de Comunicação do Estado, Allisson Bacelar, participou de encontro, em São Paulo, com representantes de empresa especializada em inteligência e inovação em saúde, a Duosystem, para conhecer soluções em tecnologia e comunicação.
Foi apresentado ao gestor, que na oportunidade representou o Governo do Piauí, um sistema que a empresa de tecnologia desenvolveu voltado para oferta de serviços de inteligência em saúde e outras áreas do serviço público. “Conhecemos um sistema de gestão por eficiência de atendimento ao público com foco na gestão pública inteligente na área da saúde. A principal vantagem é que a ferramenta permite otimizar tanto a gestão como a comunicação com o público dos serviços de saúde”, ressaltou o coordenador.
Segundo Allisson Bacelar, de forma prática, o sistema possibilita a gestão do fluxo de atendimentos nos hospitais e unidades da rede de saúde. Outra área em que a ferramenta pode ser implementada é na regulação de pacientes (Complexo Regulador do Estado), em relação a consultas, cirurgias e ocupação de leitos hospitalares. “O sistema pode ser usado também na gestão da Farmácia do Povo – Medicamentos Especializados. Ele permite, por exemplo, o agendamento da retirada de medicamentos, como já ocorre em São Paulo, sem que a pessoa precise ir até o local, evitando gastos com transporte e acabando com as filas”, exemplificou o gestor.
A tecnologia da empresa já é usada em complexos reguladores em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Além disso, a empresa também oferece soluções inovadoras de promoção e prevenção à saúde.