O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) completa 10 anos, neste domingo (09). Durante esse período foram avaliados mais de 500 projetos de pesquisas do Piauí e de outros estados do Brasil, bem como estudos multicêntricos internacionais em diversas áreas médicas e demais especialidades.

Para o presidente da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) do HGV, Arquimedes Cavalcante, o fato do Hospital ter um CEP significa a garantia de um olhar diferenciado perante o Ministério da Saúde e Educação. “Ter um CEP permanente sempre com o credenciamento renovado perante o Sistema CEP/Conep é importante para o reconhecimento do HGV como hospital de ensino, o que permite que os procedimentos aqui realizados sejam remunerados com uma tabela diferenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

Arquimedes destaca que o CEP tem entre seus membros um representante dos usuários, participantes das pesquisas, permitindo que o mesmo esteja sob controle da sociedade. “Um CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos”, explica o médico.