A Secretaria da Saúde do Estado (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental, implantou 16 novos leitos de saúde mental, em hospitais do interior do Piauí. A ação faz parte do processo de expansão dos serviços de saúde, que o Governo do Piauí vem fazendo ao longo dos últimos anos.
“Um dos pilares da gestão da governadora Regina Sousa é o reforço nas ações de saúde mental, no Piauí. A Sesapi já começou o trabalho de ampliação de leitos, para esta especialidade. Estes novos leitos são um avanço significativo para a Rede de Atenção Psicossocial dos territórios Vale do Canindé e Chapada das Mangabeiras. Nosso objetivo é levar mais cuidados para os piauienses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.
Dos 16 leitos, oito leitos foram para o Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, e oito leitos no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus. Os leitos são destinados para atender população com transtorno mental e/ou com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas. O funcionamento será porta aberta, por meio das urgências das unidades de saúde.
“A implantação de leitos de saúde mental nos hospitais gerais significa maior resolutividade nos territórios das demandas de saúde mental que necessitam de atenção hospitalar, diminuição de internações em hospital psiquiátrico, redução de estigmas, retaguarda para outros pontos de atenção e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial dos territórios”, destaca a gerente de Saúde Mental do Estado, Virgínia Pinheiro.
Para informar sobre a abertura dos novos leitos, a Gerência de Saúde Mental da Sesapi realizou, entre os dias 05 e 06 de outubro, reuniões ampliadas com gestores e técnicos dos territórios para apresentação dos Protocolos e Fluxos de Atendimento dos Leitos de Saúde Mental. “Foi realizada qualificação para a equipe multiprofissional que se encontra à frente dos cuidados desses usuários e primamos pela avaliação permanente dos indicadores de qualidade e humanização da assistência prestada”. Nosso próximo passo é buscar a implantação dos leitos do Hospital da Polícia Militar em Teresina”, destaca a gerente.