A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) realizará, durante o Outubro Rosa, ações e palestras para tratar da prevenção ao câncer de mama, além de mobilizar a sociedade e as instituições sobre a importância da temática.

A programação contemplará a iluminação do Palácio de Karnak com a cor Rosa, em alusão à campanha de prevenção do câncer de mama, palestras e live informativa.

Dentro da campanha serão realizadas ações do Ônibus Lilás nas comunidade Soínho e no CSU – Parque Piauí, bem como a ação Laços de Afeto: A beleza do processo de cura, no hospital São Marcos e Hospital Universitário. Essas atividades serão desenvolvidas em parceria com o Instituo Embeleze, Fundação Wall Ferraz, Superintendência de Direitos Humanos, Pastoral do Povo de Rua e os órgãos estaduais e sociedade civil.

Estima-se que, ocorrerão 66.280 novos casos dessa doença no Brasil em 2022. No Piauí, já foram diagnosticados 187 novos casos em 2022, sendo 42 em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Ocorreram, ainda, 129 óbitos em mulheres de todas as faixas etárias. Por isso, quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura, e menos impactos físicos e psicológicos na vida da mulher.

De acordo com a Secretaria da Saúde, dos 260 casos de câncer de Mama que estão sendo tratados no Piauí, 88 (34,64%) são de mulheres residentes em Teresina, 166 (65,35%) de outros municípios do Piauí, e 6 (2,30%) são de mulheres de outros estados.