Para compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, foi criada mundialmente em meados de 1990 a campanha Outubro Rosa. Aproveitando a campanha, foi realizada, nesta sexta-feira (07), na Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas), com a participação dos colaboradores um momento de reflexão conduzido pela psicóloga do Centro, Keila Damasceno.
Durante a ação foram feitos três questionamentos para os participantes a respeito do câncer de mama, enfatizando a preocupação que se deve ter em realizar, pelo menos, uma vez por ano o autoexame.
“Chamamos a atenção não só das mulheres, mas também dos homens, pois eles representam 1% dos casos de câncer de mama no Brasil. Repassamos três informações, na qual a primeira foi a prevenção e o grande grau de cura ao ser descoberto no início, os tipos de tratamento e por último os avanços da ciência contra o câncer de mama”, relatou Keila.
A psicóloga finalizou o momento fazendo um alerta para a conscientização que deve ser durante todo o ano e não apenas neste mês de outubro. “Além do autoexame, é necessário ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras) e praticar atividades físicas. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer”, comentou.