O Núcleo de Concurso e Promoções de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí, realizou neste domingo (15), a primeira etapa do concurso da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O certame recebeu mais de 15 mil inscritos para 140 vagas, destinadas para professores permanentes do quadro da secretaria do 1º ciclo (de 1º ao 5º ano), e do 2º ciclo (de 6º ao 9º ano).
As provas foram realizadas em 39 Centros de Aplicação (CA) divididos em nove áreas na cidade de Teresina. A entrada dos candidatos nos CA’s iniciou pontualmente às 7h e os portões foram fechados às 8h. A prova teve quatro horas de duração, tendo início às 8h30. Os candidatos passaram por revistas com detectores de metal na entrada dos locais de prova. O Nucepe contou com o apoio da polícia militar no suporte de segurança.
Segundo o diretor do Nucepe, Jorge Martins, o certame transcorreu dentro da normalidade e teve em torno de 5% de abstenções.
A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistiu em uma prova objetiva com 50 (cinquenta) questões especificas da área. O concurso conta com vagas para professores de Polivalência, Português, Matemática, Artes, Ciências, Ensino Religioso, Geografia e História. Os aprovados assumirão pontos em Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina.
O resultado da primeira etapa da prova escrita objetiva e publicação do edital de convocação para 2ª Etapa – Prova Didática está previsto para o dia 27 de dezembro 2019.
Concorrência
O certame que recebeu 15.379 inscritos registrou uma maior concorrência para o cargo de professor polivalente com 278,74 candidatos por vaga. Para essa área foram ofertadas 28 vagas e recebeu 7.802 inscritos. A segunda maior concorrência foi para professor de ciências. O cargo teve 1633 inscritos, registrando 181,44 para cada vaga das nove ofertadas. O cargo de professor de história recebeu 1.118 candidatos, adquirindo a terceira maior concorrência no concurso. Cerca de 124 candidatos para cada vaga das nove ofertadas.
Confira a concorrência de todas as áreas ofertadas.
Segunda etapa
A segunda Etapa do Concurso da Semec consistirá na realização de Prova Didática, conforme critérios estabelecidos neste Edital e em Edital Específico de Convocação.
De caráter eliminatório e classificatório, a prova consiste na exposição oral sobre temas relacionados ao conteúdo programático da disciplina do candidato, que constarão em Edital de Convocação. Segundo o edital o tema será sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência do exame.
A Prova tem como objetivo apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento do conteúdo de aula a ser proferida e capacidade de transposição didática do conteúdo. O tempo mínimo para esta etapa é de 20 (vinte) minutos e máximo de 25 (vinte e cinco) minutos e valerá 50 (cinquenta) pontos.
A divulgação do resultado final do concurso está prevista para o dia 28 de janeiro de 2020.
Confira mais informações no site do Nucepe